
- APRESENTAÇÃO
- CORPO DIRETIVO
- CORPO DOCENTE
- PROJETO PEDAGÓGICO
- CALENDÁRIO DE EVENTOS
- MATRÍCULA
O Colégio NAP surgiu do desejo de um grupo de professores experientes, atuantes e comprometidos com a educação. Tudo começou em 1997 com a criação do Núcleo de Ação Pedagógica, uma iniciativa diferenciada de ensino com o objetivo de unir qualidade e competência.
O desejo de crescer não parou por aí. Unindo uma pedagogia inovadora e uma disciplina responsável e preventiva, o Colégio NAP trouxe para Recife o conceito de “educar em busca de perfeição” e hoje é referência em formação humanística e ética. Ao longo dos anos, parcerias acadêmicas foram concretizadas, em destaque estão: o Colégio Sagrada Família (Casa Forte e Goiana) e o Pontual (Cidade Universitária), agregando a formação educacional NAP nestas escolas. O Colégio NAP ainda buscou estreitar laços de amizade para troca de experiências com instituições de ensino de renome no Estado como: Apoio, Nossa Senhora de Lourdes, Ariano Suassuna, Instituto Capibaribe, Saber Viver, sem falar na casa que o abrigou desde o início, o Colégio Sagrada Família.
O sucesso nas aprovações dos mais importantes vestibulares é marca registrada do Colégio NAP. Tudo isso graças a um corpo docente de alto nível, profissionais qualificados e uma excelência educacional. O destaque vai mais além, já que a escola possui importantes premiações na área de esportes, inclusive com ênfase internacional, como foi o “Troféu Internacional de Futsal da Cidade de Barcelona”, além de importantes premiações em Olimpíadas de Conhecimento. O NAP também se preocupa em oferecer atividades que visam o olhar do estudante para a cidadania, investindo em importantes ações culturais e sociais.
São 20 anos de experiência e de renovação para preparar o aluno não só para os vestibulares concorridos, mas para a vida. No Colégio NAP é possível existir um espaço educativo que reúna disciplina com diálogo, conhecimento com descontração e tradição com criatividade.
NOSSA MISSÃO:
Prestação de serviços educacionais comprometidos com a construção do conhecimento e da cidadania e com o desenvolvimento integral do jovem e do adolescente.
NOSSOS VALORES:
- Defesa do pluralismo político, religioso e filosófico.
- Defesa da família e dos valores cívicos nacionais.
- Combate a todas as formas de discriminação, sejam de natureza étnica, política, social ou religiosa.
- Garantia do Estado Democrático de Direito e das liberdades fundamentais.
CORPO DIRETIVO
DIREÇÃO GERAL:
Walter Lafayette - walter.lafayette@colegionap.com.brDIREÇÃO PEDAGÓGICA:
Rogério Porto - rogerio.porto@colegionap.com.brASSESSOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO:
Raul Duarte - raul.duarte@colegionap.com.brCOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Erick Fonseca - erick.fonseca@colegionap.com.brSOE (SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL) 1ª 2ª E 3ª SÉRIES CASA FORTE:
Flávia do Rêgo Barros - flavia.barros@colegionap.com.brMATEMÁTICA
Cláudio Thor
Fábio Rabelo
Nelson CarnavalFÍSICA
Marcílio Reis
Osmar Matos
Rogério PortoBIOLOGIA
Carlos Cavalcanti
Marcílio Araújo
Pedro HenriqueLÍNGUA ESTRANGEIRA
Lívia Farias
Rejane FerrazLÍNGUA PORTUGUESA
Ana José
Luciana Notaro
Mauro Santos
Tony PradinesEDUCAÇÃO FÍSICA / ESPORTES
Ângela de Cássia
Larissa Porto
Viviane Lira
O NORTE DA APRENDIZAGEM
Os novos desenvolvimentos na ciência da aprendizagem também destacam a importância de ajudar as pessoas a assumir o controle da sua própria aprendizagem. As aulas do NAP oferece um roteiro de trabalho é desenvolvido nas seguintes etapas:
1ª Etapa: momento em que o professor desenvolve o conteúdo utilizando os recursos necessários.
2ª Etapa: atividades para resolução do aluno com ajuda do professor, permitindo ao professor mudanças de rumo em sua prática pedagógica.
3ª Etapa: Desenvolvendo hábitos de trabalho e persistência. Atividades para resolução do aluno como desafio, desta vez nenhuma ajuda do professor.
- O currículo para 1ª e 2ª séries é dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é reverter a especialização excessiva, valorizando o lado generalista da formação do estudante de ensino médio e habilitá-lo ao sistema seriado de avaliação exigido pela UPE.
- O currículo para 3ª série é também dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é concluir o ensino médio e preparar o estudante para os vestibulares.
Área de conhecimento:
Área 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nessa área, sendo a produção de conhecimentos contemporâneo essencialmente simbólica; o convívio social requer o domínio das linguagens como instrumento de comunicação e negociação de sentidos.
Área 2: Matemática e suas Tecnologias. Nessa área, a Matemática é estudada como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade. Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Área 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nessa área, desenvolvemos a capacidade de raciocínio e compreensão da ciência como elemento de interpretação e intervenção no mundo.
Área 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nessa área, o exercício de cidadania requer um conhecimento que entenda a sociedade em que vivemos como uma construção humana, que se vai reconstruindo constantemente ao longo de gerações.
Disciplinas:
Gramática, Redação, Literatura, Inglês, Espanhol, Educação Física (1ª e 2ª Séries), Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Sistema de Avaliação - 1ª e 2ª Séries:
O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. Cada unidade terá três verificações de aprendizagem, marcadas pela coordenação pedagógica.
AS - Avaliação semanal por disciplina, com questões discursivas. Esse processo de avaliação indica o momento de observação da aprendizagem num contexto de disciplinaridade do conhecimento.
AU - Avaliação com questões objetivas, totalizando quatro dias de avaliação. Essa avaliação tem como característica avaliar não disciplinas isoladas, mas ser suporte para um pensar unificado.
SSA - Avaliação com questões objetivas. Essa avaliação tem como suporte pedagógico, preparar para o vestibular seriado da UPE.
Sistema de Avaliação - 3ª Série:
O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. As avaliações serão realizadas da seguinte forma:
AS (avaliação semanal) - é composta por uma área do conhecimento, contendo questões modelo ENEM e modelo SSA.
AU (avaliação de unidade) - é composta por todas as disciplinas, aplicadas aos sábados e aos domingos, ao término da unidade. É feita nos moldes da prova do ENEM, com as disciplinas dispostas de acordo com as áreas de competência.
Ela será aplicada 3 vezes ao ano, de acordo com a quantidades de unidades.
Sistema de Aprovação:
Será aprovado por média o aluno que alcançar 21 pontos, ao final da 3ª unidade. Os que não alcançarem submeter-se-ão à Recuperação Final, tendo que alcançar uma nota igual ou superior à diferença de sua média anual por 10,0.
Exemplo:
1ª Unidade - 6,0
2ª Unidade - 5,0
3ª Unidade - 4,0
Média Anual - 5,5
Recuperação Final - 4,5
Normas Disciplinares:
A convivência social exige um conjunto de direitos e deveres cujos limites são estabelecidos através de normas que todos devem conhecer e cumprir.
I – Horário
O aluno deverá chegar à Escola até 7h05min e sair após o término da última aula.
Após 7h10min, o aluno só terá acesso a sala de aula, salvo em caso excepcional e mediante análise da Direção.
II – Fardamento
A presença do aluno nas dependências da Escola implica o uso completo do fardamento de uso diário e de Educação Física, específico para esta aula. Sem o fardamento completo e correspondente à atividade, o aluno não permanecerá nas dependências da Escola, a não ser com justificativa dos pais ou responsáveis e a aquiescência da Coordenação.
III – Aulas
A presença do aluno nas atividades estabelecidas pela Escola é obrigatória. A ausência é marcada por falta, cujo acúmulo poderá levar à reprovação. O aluno não poderá se ausentar da escola em nenhuma hipótese, salvo em caso de apresentar problemas de saúde, sendo neste caso necessária a presença do pai ou responsável para retirá-lo do recinto escolar.
IV – Convivência
Dentro e fora de aula ou em qualquer área da Escola e nas suas proximidades, o aluno é obrigado a se comportar de acordo com os padrões sociais estabelecidos pelas normas de civilidade, respeito e cidadania. Todos merecem respeito: diretores, supervisores, coordenadores, professores, funcionários e alunos. No espaço da Escola (corredores, escadas, pátios, quadra esportiva, área de recreio, cantina, laboratórios, biblioteca), a transgressão às normas de boa convivência não será tolerada.
V – Conservação do Patrimônio
Qualquer dano aos utensílios, móveis e equipamentos que compõem a Escola e suas dependências terá que ser ressarcido sem prejuízo das sanções previstas.
VI – Comportamento nas dependências da Escola
Não será admitida nenhuma conduta que perturbe o andamento da aula, tais como: conversa durante a aula, entrar e sair da sala de aula sem autorização do professor, uso do telefone celular ou ainda qualquer atitude considerada inadequada pelo professor.
É proibido:
• O uso de telefone celular (deverá ser mantido desligado durante as aulas e avaliações);
• Fumar nas dependências da Escola.
VII – Sanções
As sanções a qualquer transgressão às normas contidas neste conjunto serão graduadas conforme a proporção da ofensa, sua reincidência a constância. Serão utilizadas as sanções:
a) advertência simples;
b) suspensão;
c) transferência.
EM BREVE ATUALIZAREMOS...
INFORMAÇÕES GERAIS
1. Inscrição para a avaliação de novos alunos
- As inscrições para novos alunos 2020 estão abertas. Garanta sua vaga!!!
- Venha conhecer mais sobre nosso avançado método de ensino, tirar todas as sua dúvidas e preparar-se para tomar a sua decisão com certeza e segurança.
- Os alunos inscritos realizarão uma Sondagem de Conhecimentos a fim de verificar o domínio dos conteúdos básicos, essenciais a um bom desempenho na série que pretendem cursar.
2. Mensalidade Escolar
Segmento | Série | Manhã | Tarde | Integral |
---|---|---|---|---|
Ensino Médio | 1ª e 2ª séries | R$ 1.470,22 | ||
Ensino Médio | 3ª série | R$ 1.696,00 |
3. Documentação Necessária
Segmento | Aluno Novato | Aluno Veterano |
---|---|---|
Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª Séries | Comprovante do pagamento de matrícula; Contrato assinado e rubricado (duas vias); Ficha cadastral do aluno preenchida; Ficha médica do aluno preenchida; Exame de laboratório com grupo sanguíneo e fator RH; Cópia da certidão de nascimento do aluno; Cópia do CPF e RG do aluno (caso tenha); Declaração de quitação (Colégio de origem); Transferência Provisória ou Definitiva (aluno que vem da 9ª série, “Ficha 18”; aluno que vem da 1ª, 2ª ou 3ª série, “Fichas 18 e 19”); Cópia da Identidade e CPF dos pais; Cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência do responsável que assinou o contrato. | Comprovante do pagamento de matrícula; Contrato assinado e rubricado (duas vias); Ficha cadastral do aluno preenchida; Ficha médica do aluno preenchida; Cópia da Identidade e CPF dos pais; Cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência do responsável que assinou o contrato. |