• APRESENTAÇÃO
  • CORPO DIRETIVO
  • CORPO DOCENTE
  • PROJETO PEDAGÓGICO
  • CALENDÁRIO DE EVÉNTOS
  • MATRÍCULA

O Colégio NAP surgiu do desejo de um grupo de professores experientes, atuantes e comprometidos com a educação. Tudo começou em 1997 com a criação do Núcleo de Ação Pedagógica, uma iniciativa diferenciada de ensino com o objetivo de unir qualidade e competência.

O desejo de crescer não parou por aí. Unindo uma pedagogia inovadora e uma disciplina responsável e preventiva, o Colégio NAP trouxe para Recife o conceito de “educar em busca de perfeição” e hoje é referência em formação humanística e ética. Ao longo dos anos, parcerias acadêmicas foram concretizadas, em destaque estão: o Colégio Sagrada Família (Casa Forte e Goiana) e o Pontual (Cidade Universitária), agregando a formação educacional NAP nestas escolas. O Colégio NAP ainda buscou estreitar laços de amizade para troca de experiências com instituições de ensino de renome no Estado como: Apoio, Nossa Senhora de Lourdes, Ariano Suassuna, Instituto Capibaribe, Saber Viver, sem falar na casa que o abrigou desde o início, o Colégio Sagrada Família.

O sucesso nas aprovações dos mais importantes vestibulares é marca registrada do Colégio NAP. Tudo isso graças a um corpo docente de alto nível, profissionais qualificados e uma excelência educacional. O destaque vai mais além, já que a escola possui importantes premiações na área de esportes, inclusive com ênfase internacional, como foi o “Troféu Internacional de Futsal da Cidade de Barcelona”, além de importantes premiações em Olimpíadas de Conhecimento. O NAP também se preocupa em oferecer atividades que visam o olhar do estudante para a cidadania, investindo em importantes ações culturais e sociais.

São 20 anos de experiência e de renovação para preparar o aluno não só para os vestibulares concorridos, mas para a vida. No Colégio NAP é possível existir um espaço educativo que reúna disciplina com diálogo, conhecimento com descontração e tradição com criatividade.

NOSSA MISSÃO:

Prestação de serviços educacionais comprometidos com a construção do conhecimento e da cidadania e com o desenvolvimento integral do jovem e do adolescente.

NOSSOS VALORES:

  • Defesa do pluralismo político, religioso e filosófico.
  • Defesa da família e dos valores cívicos nacionais.
  • Combate a todas as formas de discriminação, sejam de natureza étnica, política, social ou religiosa.
  • Garantia do Estado Democrático de Direito e das liberdades fundamentais.

CORPO DIRETIVO

DIREÇÃO GERAL:

Walter Lafayette - walter.lafayette@colegionap.com.br

DIREÇÃO PEDAGÓGICA:

Rogério Porto - rogerio.porto@colegionap.com.br

ASSESSOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO:

Raul Duarte - raul.duarte@colegionap.com.br

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Erick Fonseca - erick.fonseca@colegionap.com.br

SOE (SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL) 1ª 2ª E 3ª SÉRIES CASA FORTE:

Flávia do Rêgo Barros - flavia.barros@colegionap.com.br
  • MATEMÁTICA

    Cláudio Thor
    Fábio Rabelo
    Nelson Carnaval

  • FÍSICA

    Marcílio Reis
    Osmar Matos
    Rogério Porto

  • BIOLOGIA

    Carlos Cavalcanti
    Marcílio Araújo
    Pedro Henrique

  • LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Lívia Farias
    Rejane Ferraz

  • LÍNGUA PORTUGUESA

    Ana José
    Luciana Notaro
    Mauro Santos
    Tony Pradines

  • EDUCAÇÃO FÍSICA / ESPORTES

    Ângela de Cássia
    Larissa Porto
    Viviane Lira

O NORTE DA APRENDIZAGEM


Os novos desenvolvimentos na ciência da aprendizagem também destacam a importância de ajudar as pessoas a assumir o controle da sua própria aprendizagem. As aulas do NAP oferece um roteiro de trabalho é desenvolvido nas seguintes etapas:

1ª Etapa: momento em que o professor desenvolve o conteúdo utilizando os recursos necessários.

2ª Etapa: atividades para resolução do aluno com ajuda do professor, permitindo ao professor mudanças de rumo em sua prática pedagógica.

3ª Etapa: Desenvolvendo hábitos de trabalho e persistência. Atividades para resolução do aluno como desafio, desta vez nenhuma ajuda do professor.

  • O currículo para 1ª e 2ª séries é dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é reverter a especialização excessiva, valorizando o lado generalista da formação do estudante de ensino médio e habilitá-lo ao sistema seriado de avaliação exigido pela UPE.
  • O currículo para 3ª série é também dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é concluir o ensino médio e preparar o estudante para os vestibulares.

Área de conhecimento:

Área 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nessa área, sendo a produção de conhecimentos contemporâneo essencialmente simbólica; o convívio social requer o domínio das linguagens como instrumento de comunicação e negociação de sentidos.

Área 2: Matemática e suas Tecnologias. Nessa área, a Matemática é estudada como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade. Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

Área 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nessa área, desenvolvemos a capacidade de raciocínio e compreensão da ciência como elemento de interpretação e intervenção no mundo.

Área 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nessa área, o exercício de cidadania requer um conhecimento que entenda a sociedade em que vivemos como uma construção humana, que se vai reconstruindo constantemente ao longo de gerações.

Disciplinas:

Gramática, Redação, Literatura, Inglês, Espanhol, Educação Física (1ª e 2ª Séries), Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Sistema de Avaliação - 1ª e 2ª Séries:

O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. Cada unidade terá três verificações de aprendizagem, marcadas pela coordenação pedagógica.

AS - Avaliação semanal por disciplina, com questões discursivas. Esse processo de avaliação indica o momento de observação da aprendizagem num contexto de disciplinaridade do conhecimento.

AU - Avaliação com questões objetivas, totalizando quatro dias de avaliação. Essa avaliação tem como característica avaliar não disciplinas isoladas, mas ser suporte para um pensar unificado.

SSA - Avaliação com questões objetivas. Essa avaliação tem como suporte pedagógico, preparar para o vestibular seriado da UPE.

Sistema de Avaliação - 3ª Série:

O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. As avaliações serão realizadas da seguinte forma:

AS (avaliação semanal) - é composta por uma área do conhecimento, contendo questões modelo ENEM e modelo SSA.

AU (avaliação de unidade) - é composta por todas as disciplinas, aplicadas aos sábados e aos domingos, ao término da unidade. É feita nos moldes da prova do ENEM, com as disciplinas dispostas de acordo com as áreas de competência.

Ela será aplicada 3 vezes ao ano, de acordo com a quantidades de unidades.

Sistema de Aprovação:

Será aprovado por média o aluno que alcançar 21 pontos, ao final da 3ª unidade. Os que não alcançarem submeter-se-ão à Recuperação Final, tendo que alcançar uma nota igual ou superior à diferença de sua média anual por 10,0.

Exemplo:
1ª Unidade - 6,0
2ª Unidade - 5,0
3ª Unidade - 4,0
Média Anual - 5,5
Recuperação Final - 4,5

Normas Disciplinares:

A convivência social exige um conjunto de direitos e deveres cujos limites são estabelecidos através de normas que todos devem conhecer e cumprir.

I – Horário
O aluno deverá chegar à Escola até 7h05min e sair após o término da última aula.

Após 7h10min, o aluno só terá acesso a sala de aula, salvo em caso excepcional e mediante análise da Direção.

II – Fardamento
A presença do aluno nas dependências da Escola implica o uso completo do fardamento de uso diário e de Educação Física, específico para esta aula. Sem o fardamento completo e correspondente à atividade, o aluno não permanecerá nas dependências da Escola, a não ser com justificativa dos pais ou responsáveis e a aquiescência da Coordenação.

III – Aulas
A presença do aluno nas atividades estabelecidas pela Escola é obrigatória. A ausência é marcada por falta, cujo acúmulo poderá levar à reprovação. O aluno não poderá se ausentar da escola em nenhuma hipótese, salvo em caso de apresentar problemas de saúde, sendo neste caso necessária a presença do pai ou responsável para retirá-lo do recinto escolar.

IV – Convivência
Dentro e fora de aula ou em qualquer área da Escola e nas suas proximidades, o aluno é obrigado a se comportar de acordo com os padrões sociais estabelecidos pelas normas de civilidade, respeito e cidadania. Todos merecem respeito: diretores, supervisores, coordenadores, professores, funcionários e alunos. No espaço da Escola (corredores, escadas, pátios, quadra esportiva, área de recreio, cantina, laboratórios, biblioteca), a transgressão às normas de boa convivência não será tolerada.

V – Conservação do Patrimônio
Qualquer dano aos utensílios, móveis e equipamentos que compõem a Escola e suas dependências terá que ser ressarcido sem prejuízo das sanções previstas.

VI – Comportamento nas dependências da Escola
Não será admitida nenhuma conduta que perturbe o andamento da aula, tais como: conversa durante a aula, entrar e sair da sala de aula sem autorização do professor, uso do telefone celular ou ainda qualquer atitude considerada inadequada pelo professor.

É proibido:
• O uso de telefone celular (deverá ser mantido desligado durante as aulas e avaliações);
• Fumar nas dependências da Escola.

VII – Sanções
As sanções a qualquer transgressão às normas contidas neste conjunto serão graduadas conforme a proporção da ofensa, sua reincidência a constância. Serão utilizadas as sanções:

a) advertência simples;
b) suspensão;
c) transferência.

EM BREVE ATUALIZAREMOS...

INFORMAÇÕES GERAIS

1. Inscrição para a avaliação de novos alunos

  • As inscrições para novos alunos 2020 estão abertas. Garanta sua vaga!!!
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  • Venha conhecer mais sobre nosso avançado método de ensino, tirar todas as sua dúvidas e preparar-se para tomar a sua decisão com certeza e segurança.
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  • Os alunos inscritos realizarão uma Sondagem de Conhecimentos a fim de verificar o domínio dos conteúdos básicos, essenciais a um bom desempenho na série que pretendem cursar.
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2. Mensalidade Escolar

SegmentoSérieManhãTardeIntegral
Ensino Médio1ª e 2ª sériesR$ 1.470,22  
Ensino Médio3ª sérieR$ 1.696,00  

3. Documentação Necessária

SegmentoAluno NovatoAluno Veterano
Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª SériesComprovante do pagamento de matrícula;

Contrato assinado e rubricado (duas vias);

Ficha cadastral do aluno preenchida;

Ficha médica do aluno preenchida;

Exame de laboratório com grupo sanguíneo e fator RH;

Cópia da certidão de nascimento do aluno;

Cópia do CPF e RG do aluno (caso tenha);

Declaração de quitação (Colégio de origem);

Transferência Provisória ou Definitiva (aluno que vem da 9ª série, “Ficha 18”; aluno que vem da 1ª, 2ª ou 3ª série, “Fichas 18 e 19”);

Cópia da Identidade e CPF dos pais;

Cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência do responsável que assinou o contrato.

Comprovante do pagamento de matrícula;

Contrato assinado e rubricado (duas vias);

Ficha cadastral do aluno preenchida;

Ficha médica do aluno preenchida;

Cópia da Identidade e CPF dos pais;

Cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência do responsável que assinou o contrato.