O NORTE DA APRENDIZAGEM


Os novos desenvolvimentos na ciência da aprendizagem também destacam a importância de ajudar as pessoas a assumir o controle da sua própria aprendizagem. As aulas do NAP oferece um roteiro de trabalho é desenvolvido nas seguintes etapas:

1ª Etapa: momento em que o professor desenvolve o conteúdo utilizando os recursos necessários.

2ª Etapa: atividades para resolução do aluno com ajuda do professor, permitindo ao professor mudanças de rumo em sua prática pedagógica.

3ª Etapa: Desenvolvendo hábitos de trabalho e persistência. Atividades para resolução do aluno como desafio, desta vez nenhuma ajuda do professor.

  • O currículo para 1ª e 2ª séries é dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é reverter a especialização excessiva, valorizando o lado generalista da formação do estudante de ensino médio e habilitá-lo ao sistema seriado de avaliação exigido pela UPE.
  • O currículo para 3ª série é também dividido em quatro áreas do conhecimento desenvolvidas em três unidades, cujo objetivo é concluir o ensino médio e preparar o estudante para os vestibulares.

Área de conhecimento:

Área 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nessa área, sendo a produção de conhecimentos contemporâneo essencialmente simbólica; o convívio social requer o domínio das linguagens como instrumento de comunicação e negociação de sentidos.

Área 2: Matemática e suas Tecnologias. Nessa área, a Matemática é estudada como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade. Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

Área 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nessa área, desenvolvemos a capacidade de raciocínio e compreensão da ciência como elemento de interpretação e intervenção no mundo.

Área 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nessa área, o exercício de cidadania requer um conhecimento que entenda a sociedade em que vivemos como uma construção humana, que se vai reconstruindo constantemente ao longo de gerações.

Disciplinas:

Gramática, Redação, Literatura, Inglês, Espanhol, Educação Física (1ª e 2ª Séries), Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Sistema de Avaliação - 1ª e 2ª Séries:

O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. Cada unidade terá três verificações de aprendizagem, marcadas pela coordenação pedagógica.

AS - Avaliação semanal por disciplina, com questões discursivas. Esse processo de avaliação indica o momento de observação da aprendizagem num contexto de disciplinaridade do conhecimento.

AU - Avaliação com questões objetivas, totalizando quatro dias de avaliação. Essa avaliação tem como característica avaliar não disciplinas isoladas, mas ser suporte para um pensar unificado.

SSA - Avaliação com questões objetivas. Essa avaliação tem como suporte pedagógico, preparar para o vestibular seriado da UPE.

Sistema de Avaliação - 3ª Série:

O sistema de avaliação será composto de três unidades no decorrer do ano letivo. As avaliações serão realizadas da seguinte forma:

AS (avaliação semanal) - é composta por uma área do conhecimento, contendo questões modelo ENEM e modelo SSA.

AU (avaliação de unidade) - é composta por todas as disciplinas, aplicadas aos sábados e aos domingos, ao término da unidade. É feita nos moldes da prova do ENEM, com as disciplinas dispostas de acordo com as áreas de competência.

Ela será aplicada 3 vezes ao ano, de acordo com a quantidades de unidades.

Sistema de Aprovação:

Será aprovado por média o aluno que alcançar 21 pontos, ao final da 3ª unidade. Os que não alcançarem submeter-se-ão à Recuperação Final, tendo que alcançar uma nota igual ou superior à diferença de sua média anual por 10,0.

Exemplo:
1ª Unidade - 6,0
2ª Unidade - 5,0
3ª Unidade - 4,0
Média Anual - 5,5
Recuperação Final - 4,5

Normas Disciplinares:

A convivência social exige um conjunto de direitos e deveres cujos limites são estabelecidos através de normas que todos devem conhecer e cumprir.

I – Horário
O aluno deverá chegar à Escola até 7h05min e sair após o término da última aula.

Após 7h10min, o aluno só terá acesso a sala de aula, salvo em caso excepcional e mediante análise da Direção.

II – Fardamento
A presença do aluno nas dependências da Escola implica o uso completo do fardamento de uso diário e de Educação Física, específico para esta aula. Sem o fardamento completo e correspondente à atividade, o aluno não permanecerá nas dependências da Escola, a não ser com justificativa dos pais ou responsáveis e a aquiescência da Coordenação.

III – Aulas
A presença do aluno nas atividades estabelecidas pela Escola é obrigatória. A ausência é marcada por falta, cujo acúmulo poderá levar à reprovação. O aluno não poderá se ausentar da escola em nenhuma hipótese, salvo em caso de apresentar problemas de saúde, sendo neste caso necessária a presença do pai ou responsável para retirá-lo do recinto escolar.

IV – Convivência
Dentro e fora de aula ou em qualquer área da Escola e nas suas proximidades, o aluno é obrigado a se comportar de acordo com os padrões sociais estabelecidos pelas normas de civilidade, respeito e cidadania. Todos merecem respeito: diretores, supervisores, coordenadores, professores, funcionários e alunos. No espaço da Escola (corredores, escadas, pátios, quadra esportiva, área de recreio, cantina, laboratórios, biblioteca), a transgressão às normas de boa convivência não será tolerada.

V – Conservação do Patrimônio
Qualquer dano aos utensílios, móveis e equipamentos que compõem a Escola e suas dependências terá que ser ressarcido sem prejuízo das sanções previstas.

VI – Comportamento nas dependências da Escola
Não será admitida nenhuma conduta que perturbe o andamento da aula, tais como: conversa durante a aula, entrar e sair da sala de aula sem autorização do professor, uso do telefone celular ou ainda qualquer atitude considerada inadequada pelo professor.

É proibido:
• O uso de telefone celular (deverá ser mantido desligado durante as aulas e avaliações);
• Fumar nas dependências da Escola.

VII – Sanções
As sanções a qualquer transgressão às normas contidas neste conjunto serão graduadas conforme a proporção da ofensa, sua reincidência a constância. Serão utilizadas as sanções:

a) advertência simples;
b) suspensão;
c) transferência.

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