14/11/2016 Voltar

Evolução 4 40%
Ecologia 2 20%

Comentários:
A prova de Biologia do SSA 3 da UPE, como de costume, apresentou um nível de maior dificuldade que o Enem, mantendo sua característica conteudista costumeira. O aluno precisa ter um conhecimento relativo da Biologia (Genética, Ecologia e Evolução), a fim de que possa resolver as questões. No âmbito geral, o exame apresentou um nível de questões que pode ser considerado médio.
Em genética tivemos quatro questões, sendo três envolvendo genética molecular. Estas questões apresentaram um grau de dificuldade que pode ser considerado difícil para o aluno que não esteja familiarizado com a nomenclatura, bem como com as técnicas usadas na genética Molecular.
A parte de Evolução contou com duas questões sobre fósseis e especiação. Ambas, apresentando-se com baixo grau de dificuldade (questões fáceis).
A parte de Ecologia, por sua vez, também apresentou quatro questões, assim distribuídas: uma sobre poluição ambiental (nível fácil); duas envolvendo os temas populações biológicas/cadeia alimentar (nível médio) e uma questão sobre biomas (também de nível fácil).
Pontos positivos:
A boa distribuição dos assuntos abordados no exame, abrangendo todo o programa exigido.
O nível exigido pelo exame, variando de fácil para médio, também pode ser considerado um ponto positivo.
A importância dada à Genética Molecular, nas questões de Genética, reflete um grau de contextualização da prova sem, no entanto, perder a profundidade exigida para a resolução das questões.
Pontos negativos:
A menos que haja algum erro no gabarito fornecido pela banca examinadora, o qual merece uma análise mais profunda de nossa parte, não identificamos pontos negativos no referido exame.
Destaque:
A boa distribuição dos assuntos, a sua abordagem séria e profunda e a contextualização dos temas exigidos, poderiam ser traduzidas pela famosa frase de Ernesto Guevara de La Cerna: “endurecer, sem perder a ternura”.

Pedro Henrique

DISCIPLINA – Física

Termologia 1 10%
Eletrodinâmica 2 20%
Eletromagnetismo 1 10%
Moderna 3 30%
Mecânica 1 10%
Ondulatória 2 20%

Comentários:
Com uma prova bem elaborada e com um alto grau de contextualização, a UPE inova. Além de ter o conteúdo bem estudado, o aluno se deparou com a necessidade de compreender a contextualização da questão, o que tornou a prova mais cansativa que difícil.
A grande variedade de assuntos cobrados já era esperada, mantendo padrões na cobrança de alguns, para atender a toda a matriz do conteúdo. A dificuldade da avaliação ficou por conta das equações exigidas, principalmente da parte de Física Moderna.

Anderson Mota

DISCIPLINA – Geografia

Geografia Humana 9 90%
Geografia Física 1 10%

Comentários:
Prova de bom nível, com predomínio da Geografia Humana (9 questões) e apenas uma de Geografia Física.
Várias questões bem ilustradas com mapas, com ressalva apenas à questão 49, que por falta de maiores informações no enunciado, poderia confundir os estudantes.
No entanto foi interessante pelo fato de trazer temas atuais como a saída do Reino Unido da União Europeia
Destaque para as questões 41 (Geopolítica), 44 (Globalização) e 47 (Urbanização Brasileira). Vale também salientar que as questões estão de acordo com o que pede a programação da UPE para o SSA3. Uma prova que apresentou um nível médio com relação ao grau de dificuldade no geral.
O estudante bem informado e antenado nos acontecimentos mundiais da atualidade, sem dúvida obteve êxito na prova.

Professora:
Carlos Braga e Raquel Matos

DISCIPLINA – História

História Geral 4 40%
História do Brasil 5 50%
Cultura 1 10%

Comentários:
Na prova de História do SSA 3 2017, algumas questões apresentam textos sem relação com a pergunta a ser respondida e respostas sem relação com a pergunta e com o texto (questão 36); questão com enunciado que desmente a resposta oficial (questão 32); ausência de conteúdos que mereciam ser explorados em questões (Populismo, Ditadura Militar); conhecimentos específicos sobre um país africano (questão 36), questão muito específica sobre cultura de massa (questão 40), fora do programa divulgado. A questão 31 trata de imaginário social, discussão que fica bem na Pós-graduação.
Sugerimos a banca um maior cuidado com a escolha dos textos, ilustrações, com o comando da questão e com respostas de modo a que se adequem ao texto e ao comando da questão.
Professores:
Antônio Alves e Da Mata

DISCIPLINA – Química

Química Orgânica 6 60%
Físico-Química 4 40%

Comentários:
A prova de Química do SSA 3 2017 não foi boa para avaliar os alunos de acordo com a programação exigida.
As questões 14 e 17 são muito fora da realidade do que é exigido na programação.
Em termos de dificuldade, consideramos como mediana, sendo a questão nº 16 tida como destaque.
Professores:
José Mendes e Walter Lafayette
DISCIPLINA - Sociologia
Estratificação Social/Mobilidade Social 1 12,5%
Desigualdades Sociais 1 12,5%
Cultura e Ideologia – Industria Cultural 1 12,5%
Mudança e Transformação Social 2 25%
Educação e Escola 2 25%
Arte e Movimento da Cultura Popular Pernambucana 1 12,5%
Total 8 100%

Comentários:
De maneira geral, a prova foi elaborada conforme os conteúdos programáticos, exigindo reflexão e conhecimentos para um estudante de nível médio.
Exceção para questão 55, cujo enunciado não fica, de maneira clara, condizente com as alternativas, dificultando a obtenção da resposta.

Da Mata
Assuntos distribuídos por questão:
Questão Assunto Nível
F/M/D