13/11/2016 Voltar

Paradigma da Modernidade 2 25%
Total 8 100%

Comentários:
A banca este ano mostrou-se pouco criativa, concentrando-se em Platão e Aristóteles para tratar dos assuntos de Política, Lógica e Ética. De uma maneira geral, o nível das questões esteve entre o fácil e o mediano, mas com uma apresentação burocrática e limitada.
Se temos 6 conteúdos programáticos, por que não fazer uma questão de cada um e duas (oito no total) inter-relacionando conteúdos?
Tivemos 3 questões sobre Política (Platão e Aristóteles), 2 de Lógica (Aristóteles), 1 de Ética (Platão) e 2 sobre Modernidade (século XVII).
Será que a Filosofia limita-se aos dois grandes Clássicos? Será que a Modernidade é só para a Revolução Científica? Cadê outros pensadores do campo ético? E por fim: por que não tivemos questões sobre democracia, moral e liberdade?
Antônio Alves

DISCIPLINA – Língua Estrangeira - Espanhol
Vocabulário 2 20%
Interpretação de Texto 6 60%
Interpretação de Texto/Vocabulário 2 20%
Total 10 100%

Comentários:
A prova de espanhol SSA 3 teve estrutura semelhante a do ano passado com 10 questões elaboradas a partir de quatro textos que exigiram um pouco mais de tempo de leitura. Todas as questões exploram a interpretação textual e o valor de palavras e expressões linguísticas que poderiam, com certa cautela, ser identificadas no contexto. Algumas questões abordaram de forma não explicita temas linguísticos específicos como é o caso dos falsos cognatos – caso de “rato” na questão 34 - e o valor do de conjunções com é o caso da questão 28 sobre o valor do adverbio/conjunção “siquiera”
Em linhas gerais foi uma prova com um grau de dificuldade mediano, como aspecto positivo destacamos a diversidade temática abordada pelos textos que igual ao ano anterior localiza o aluno em fatos sobre o mundo hispano e convida para uma reflexão sobre temáticas sociais como a fome no planeta e a mobilidade em grandes cidades. Por outro lado, entendemos que alguns pontos específicos do programa do SSA espanhol estão ficando de fora da linha adotado pela banca como é o caso dos itens 2 e 3: 2. Quanto à representação e comunicação e à reflexão metalinguística ou gramatical e 3. Quanto à pesquisa e compreensão.

Ricardo Almeda

DISCIPLINA - Língua Estrangeira – Inglês
Gramática 5 50%
Interpretação de texto 1 10%
Compreensão de texto 4 40%
Total 10 100%

Comentários:
A prova de Língua Estrangeira – Inglês do SSA 3 2017 não apresentou dificuldades. Foi uma prova bem elaborada, estruturada em textos, destacando questões de interpretação, compreensão e gramática.
Com relação a parte gramatical, contemplou satisfatoriamente os conteúdos exigidos pela universidade.
Professora:
Rejane Ferraz

DISCIPLINA – Língua Portuguesa
Gramática 5 41,7%
Literatura 4 33,3%
Interpretação/Compreensão de Textos 3 25%
Total 12 100%

Comentários:
A prova do SSA 3 2017, estava dentro do esperado, ou seja, como das vezes anteriores, apresentou-se como prova bem elaborada, que buscou, na medida do possível, atender ao aluno que lê e estuda.
Sentimos a ausência de questões referentes a obras literárias e filmes contidos na programação. No entanto não se negue que quem leu as obras e assistiu aos filmes, encontrou neles elementos facilitadores para passear pela prova com mais facilidade (ou menos dificuldade). Portanto, a ausência destes elementos é apenas aparente.
Quanto ao texto que abre a prova, muito bem-vindo. Mais uma luz para pensarmos o Brasil neste momento de donos da verdade. Nunca foi tão necessário entender – na medida do possível – o que é o Brasil e o que é ser brasileiro.
Jorge Alves

DISCIPLINA - Matemática
Probabilidade 1 8%
Geometria Analítica 3 25%
Juros Compostos 1 8%
Trigonometria: função 1 8%
Geometria Plana 3 25%
Gráfico de Funções 2 17%
Propriedade de Potencias 1 8%
Total 12 100%

Comentários:
Uma prova onde a maioria das questões eram extremamente fáceis para o aluno que estudou. Poucas questões medianas e apenas uma considerada difícil. Em nenhuma havia necessidade de muita criatividade.
Muito bem elaborada. Valorizou o estudo, mesmo para quem não tinha Matemática como especifica.
Parabéns a banca.
André Costa
DISCIPLINA - Redação
Comentários:
O tema da Redação não surpreendeu, ou seja, é atual, por isso com garantia de discussão em sala de aula e nas relações sociais. Isso inclui jornais, revistas, televisão e redes sociais. Também é importante destacar que o tema do SSA 3 2017 faz parte do eixo temático daquele que foi cobrado na proposta de redação do ENEM 2016.
Porém, para escrever um texto com indícios de autoria, os candidatos precisavam trazer um conhecimento sociocultural amplo. Isso diz respeito, por exemplo, a fazer uma abordagem, lançando mão da Filosofia, História e Literatura.
Ainda convém dizer que o texto de abertura da prova de Linguagem deu condição ao aluno de ampliar essa discussão e produzir um texto com qualidade e intertextual. Portanto, o aluno leitor, analista do discurso e produtor de textos se saiu bem.
Professora:
Ana José
Assuntos distribuídos por questão:
Questão Assunto Nível
25. Comprehension – Inglês Vocabulário – Espanhol F M
26. Interpretation - Inglês Interpretação de Texto – Espanhol F F
27. Comprehension – Inglês Interpretação de Texto – Espanhol F M
28. Interpretation, Plural of nouns and Adverbs (place) – Inglês Interpretação de Texto/Vocabulário – Espanhol F D
29. Simple Present – verb:”there/to be” and Interrogative pronouns – Inglês Interpretação de Texto – Espanhol F M
30. Comprehension – Inglês Interpretação de Texto – Espanhol M D
31. Idiomatic expression – Inglês Vocabulário – Espanhol F M