06/11/2016 Voltar

Comentários ENEM - 2016 - Prova Rosa - 2º dia

Notícias NAP


COMENTÁRIOS – ENEM 2016
PROVA ROSA
CÓDIGOS E LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA - ESPANHOL
DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES
Assuntos Quantidade de questões Percentuais
Interpretação e compreensão de textos 5 100%
Total 5 100%

Comentários:
Questões muito bem elaboradas, que não só medem o alcance de compreensão dos textos e sim a interpretação dos mesmos.
Gramaticalmente aparece o passado indefinido dos verbos “saber” e “poner” que se não conhecer o passado, pode resultar difícil ao aluno a compreensão, assim como o verbo de cambio “ponerse” que na primeira acepção significa “ficar”.
A última questão considero complicada pois o aluno precisa saber a interpretação da frase “uma de cal y outra de arena”, se bem o contexto deixa bastante claro ao afirmar com dios e con el diablo.
Professor:
Ciro Uría







DISCIPLINA - INGLÊS
DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES
Assuntos Quantidade de questões Percentuais
Interpretação e compreensão de texto 3 60%
Compreensão 2 40%
TOTAL 5 100%

Comentários:
Questão 91 – foi feita com base em um cartaz para preparar e guiar o leitor para possíveis medidas de emergências a serem tomadas em caso de catástrofe.
Questão 92 – foi baseada numa música que ressaltava o respeito étnico, ou seja, o uso e função social da linguagem.
Questão 93 – exigiu por parte dos alunos uma leitura mais detalhada e criteriosa com relação aos vocábulos encontrados no texto e com o seu enunciado.
Questão 94 – ressalta a importância da globalização e internacionalização da Língua Inglesa e seu aprendizado.
Questão 95 – tem como objetivo definir o significado do vocábulo “BOGOF” no contexto, observando sua compreensão com relação à categoria gramatical – substantivo/adjetivo.
A prova de Língua Estrangeira - Inglês foi estruturada dentro das competências e habilidades exigidas pelo ENEM, atendendo plenamente ao que foi trabalhado durante o ano todo. A prova foi constituída de 05 textos, simples e objetivos, com vocabulário bastante acessível ao entendimento, constituídos de questões fáceis e médias.
Professora:
Rejane Ferraz








DISCIPLINA – LÍNGUA PORTUGUESA
DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES
Assuntos Quantidade de questões Percentuais
Interpretação e compreensão de texto 22 55%
Escrita e Oralidade 1 2,5%
Literatura 4 10%
Gramática (pontuação) 1 2,5%
Níveis de Linguagem 1 2,5%
Variações Linguísticas 1 2,5%
Coesão Textual 2 5%
Gêneros Textuais e Literários 5 12,5%
Arte Contemporânea 2 5%
Funções Sociais do Texto 1 2,5%
TOTAL 40 100%

Comentários:
A prova do ENEM 2016 não correspondeu à expectativa (pelo menos à nossa). As tirinhas de HQ estiveram ausentes. Não houve questões específicas de Gramática ou Literatura, especificamente. Pareceu-nos que o nível de dificuldade desta prova está um pouco acima do apresentado na prova do ano passado.
A prova, quase em sua totalidade, enfatizou a interpretação e a compreensão de textos de modalidades diversas. Bem elaboradas, as questões exigiram leitura atenta e paciente. Cada vez mais, as questões interpretativas dominam a prova. A persistir este modelo, as escolas terão de repensar a forma como os conteúdos devem chegar aos alunos.
A nosso ver, a prova deveria ter pelo menos um pouco de conhecimento sobre historiografia literária e noções de teoria literária. A gramática e a competência no uso da língua portuguesa podem ser verificadas no trabalho escrito.
Parece-nos que interpretar textos é fundamental, mas não é tudo.
Professor:
Jorge Alves






DISCIPLINA – REDAÇÃO
Comentários:
O tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” não causou surpresa ao aluno que se mantém informado a respeito do contexto sociopolítico atual. Vale lembrar que questões polêmicas envolvendo religiosos no meio político estão sempre presentes em jornais e portais de notícias.
Em relação aos textos de apoio é importante destacar que eles tocaram na interferência de correntes religiosas e matérias sociais, quanto no desrespeito ao próximo por motivos religiosos, apontando caminhos para que o aluno não caia em maniqueísmos.
Nesse sentido, no que diz respeito ao conhecimento sociocultural amplo, o ENEM exige que o aluno relacione as outras áreas de conhecimento à discussão defendida no texto. Portanto, fez melhor prova quem trouxe, por exemplo, conhecimento de História, Literatura e Geopolítica.
Professora:
Ana José








MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA MATEMÁTICA
DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES
Assuntos Quantidade de questões Percentuais
Números e Operações 12 27%
Álgebra e Funções 11 24%
Grandezas e Medidas 2 5%
Geometria 11 24%
Estatística, Probabilidade e Combinatória 9 20%
Total 45 100%

Comentários:
Prova de nível mediano, sem pegadinhas nem questões muito difíceis. Teve uma boa distribuição das questões dentro do programa proposto. Valorizou o aluno que se esforçou durante todo ano.
Podemos destacar as questões, prova rosa, 144, 148, 149 e 173, que possuem um grau de dificuldade um pouco acima da média.
Parabéns a equipe de elaboração do ENEM.
Equipe de Professores:
Departamento de Matemática – Colégio NAP










Assuntos distribuídos por questão – Prova Rosa
Questão Assuntos Nível de dificuldade da questão
F - fácil / M - médio / D - difícil
91. Interpretação de texto – Espanhol Interpretação e compreensão de texto M F
92. Interpretação de texto – Espanhol Interpretação e compreensão de texto D M
93. Interpretação de texto – Espanhol Interpretação e compreensão de texto F F
94. Interpretação de texto – Espanhol Compreensão F F
95. Interpretação de texto – Espanhol Compreensão D F
96. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
97. Modernismo – 3ª fase – Língua Portuguesa M
98. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
99. Escrita e Oralidade – Língua Portuguesa M
100. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
101. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
102. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
103. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
104. Literatura e arte contemporânea – Língua Portuguesa D
105. Gêneros textuais e literários – Língua Portuguesa M
106. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
107. Pontuação – Língua Portuguesa M
108. Níveis de Linguagem – Língua Portuguesa M
109. Gêneros textuais e literários – Língua Portuguesa D
110. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
111. Gêneros textuais e literários – Língua Portuguesa F
112. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
113. Gêneros textuais e literários – Língua Portuguesa M
114. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
115. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
116. Arte contemporânea – Língua Portuguesa M
117. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
118. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
119. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
120. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
121. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
122. Arte contemporânea – Língua Portuguesa D
123. Variações linguísticas – Língua Portuguesa M
124. Arcadismo – Língua Portuguesa M
125. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
126. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
127. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
128. Gêneros textuais e literários – Língua Portuguesa M
129. Funções Sociais do Texto – Língua Portuguesa M
130. Modernismo – 3ª fase – Língua Portuguesa F
131. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
132. Coesão textual – Língua Portuguesa M
133. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa F
134. Interpretação e compreensão de texto – Língua Portuguesa M
135. Coesão textual – Língua Portuguesa M
136. Função Afim – Matemática M
137. Estatística – Matemática F
138. Razão e Proporção – Matemática F
139. Geometria de Posição – projeção ortogonal – Matemática F
140. Razão e Proporção – Matemática F
141. Logaritmos – Matemática M
142. Razão e Proporção – Matemática M
143. Geometria de Posição – Matemática M
144. Análise de Gráficos – Matemática D
145. Razão e Proporção – Matemática F
146. Função Afim – Matemática M
147. Médias – Matemática M
148. Logaritmos – Matemática D
149. Geometria Espacial – volume – Matemática M
150. Porcentagem – Matemática M
151. Porcentagem – Matemática D
152. Análise Combinatória – Matemática M
153. Bases Numéricas – Matemática F
154. Geometria de Posição – Matemática M
155. Razão e Proporção – Matemática M
156. Médias – Matemática F
157. Probabilidade – Matemática M
158. Médias – Matemática M
159. Razão e Proporção – Matemática F
160. Ponto – Matemática F
161. Áreas – Matemática D
162. Médias – Matemática M
163. Geometria Plana – Matemática M
164. Análise de Gráficos – Matemática F
165. Função Afim – Matemática F
166. Proporção – Matemática F
167. Análise de Gráficos – Matemática F
168. Estatística – Matemática M
169. Porcentagem – Matemática F
170. Análise de Gráficos – Matemática D
171. Função Quadrática – Matemática M
172. Análise Combinatória – Matemática F
173. Geometria Analítica – Matemática D
174. Razão e Proporção – Matemática M
175. Razão e Proporção – Matemática M
176. PA – Matemática M
177. Geometria Analítica – Matemática M
178. Cilindro e Cone – Matemática M
179. Escala – Matemática F
180. Medidas e Grandezas – Matemática F

Fonte da Notícia

Twitter

Youtube

O QUE É O COLÉGIO NAP?