Palestra com Dr. Nilson Machado - Novos Rumos da Educação

Cerca de 200 participantes, entre eles: pais, alunos e acadêmicos, puderam conferir de perto os principais desafios de uma escola, através da palestra “Disciplinas e competências na organização escolar” do doutor em filosofia, Nilson Machado. O evento foi realizado,  no dia 18 de março, na Livraria Cultura, do Shopping Rio Mar.

Para Nilson Machado muito se fala sobre competências nos ambientes de trabalho e na mídia. No ambiente escolar o tema ganha mais destaque já que o desafio é preparar o aluno para a vida.  O educador também destacou que a escola precisa compreender a respeito das competências, o que é necessário entender sobre a fragmentação disciplinar que hoje impera no meio da educação.

Esse fenômeno se refere à quantidade de disciplinas básicas que se expandiram, gerando “disciplinas dentre as disciplinas”. Ele exemplifica com o caso da matemática, atualmente dividida em duas ou três frentes disciplinas diferentes. “Isso causa em uma dispersão do conteúdo, pois a ideia fundamental não é passada com clareza ao aluno”, explica.

Em seu debate, Nilson Machado propôs três elementos a serem considerados: a pessoalidade, o contexto e a mobilização, que em suma se traduzem no fato de que competência ser a capacidade humana de mobilizar o saber, em um âmbito específico, para se realizar aquilo que se deseja. “As disciplinas são, portanto, o alimento das competências”. É necessário, então, um professor múltiplo, que use a imaginação e que entenda seu papel como mediador entre a escola e o aluno.

Nilson Machado, professor-titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Autor de diversos livros, consultor do MEC, pesquisador na área das concepções de conhecimento e de inteligência e suas relações com a prática docente, NIlson  fez parte da equipe que formulou a base teórica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que inclui a definição das competências e habilidades a serem buscadas pelo exame.

CONFIRA ABAIXO OS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O EVENTO:

"A palestra foi uma oportunidade de perceber os novos rumos do vestibular e como devo me preparar para as provas."  Gabriel Barbosa

"O professor Nilson Machado mostrou a realidade do mercado de trabalho e seus desafios. Além disso, pude entender o funcionamento e os novos rumos do ENEM." - Andreza Silva